Laudo técnico de vistoria de imóvel: tudo o que você precisa saber para garantir a sua segurança

Tudo o que você precisa saber para garantir a sua segurança

Sabe por que o laudo técnico de vistoria de imóvel é essencial no desempenho da função de síndico?

Porque proporciona segurança à vida e moradia, às relações contratuais e em caso de responsabilidade jurídica.

O laudo verifica a existência de danos, avalia as condições da estrutura e apresenta recomendações técnicas para garantir a habitação. Antes do laudo ser concluído é realizada uma vistoria no local pelo engenheiro responsável. O parecer preliminar pode, inclusive, recomendar uma interdição imediata, caso seja preciso.

Neste artigo você verá um exemplo real da importância do laudo técnico de vistoria realizado na laje de um estacionamento de veículo em São Vicente/SP.

O que é laudo técnico de vistoria de imóvel?

O objetivo do laudo de vistoria é analisar a propriedade para que síndicos, imobiliárias, proprietários e inquilinos tenham tranquilidade ao fazer a locação ou venda do bem.

 

O laudo de vistoria de imóvel é um documento técnico que descreve: as características do terreno e da edificação, as falhas ou danos existentes e as providências a serem tomadas. Também contém fotos do local, mapas e croquis, tudo devidamente registrado.

Confira na prática: laudo técnico de vistoria realizado pela Engenharia FW?

Durante a vistoria na edificação diversos dados e informações são coletados para compor o laudo técnico.

Neste caso específico foi verificado que é um terreno acidentado (em declive), sendo um estacionamento em atividade. Isto mesmo, um prédio em pleno funcionamento, tendo área comercial, com entrada e saída de veículos.

O mais impressionante é que havia um alto risco de acidente, que poderia comprometer a saúde e/ou segurança dos usuários. Por isso é tão importante a análise de um profissional, pois estes enxergam situações graves que as demais pessoas não percebem.

Devido à prioridade máxima, as intervenções deveriam ser realizadas com urgência, a começar pela imediata interdição do local.

Por causa das falhas, a edificação estava inadequada ao uso. A laje e vigas estavam deterioradas e com uma excessiva corrosão. A estrutura estava entrando em colapso, inclusive com desplacamentos e partes de concreto soltas ou colapsadas.

Outros problemas encontrados foram:

– Resto de material e acúmulo de entulho no reservatório desativado

– Umidade no apartamento no subsolo devido à falta de impermeabilização da parede

– Desplacamento de reboco ou concreto na parede, ou seja, um aumento de tamanho estava empurrando o concreto

– Falha de planejamento

Perceba que uma falha não resolvida vai levando ao aparecimento de outros erros e problemas no imóvel. A laje não suportava mais o carregamento de peso, podendo desabar encima dos apartamentos no subsolo. A segurança, habitação e sustentação do prédio estavam altamente comprometidas.

Por que investir no laudo técnico de vistoria de imóvel?

São muitos os motivos para contratar a vistoria de imóvel com profissionais sérios e habilitados. Sim, o laudo técnico também é um investimento, que proporciona maior credibilidade aos serviços prestados por síndicos, imobiliárias e proprietários.

Verifique as vantagens a seguir!

1. Evitar o risco de acidentes

Certas decisões não podem e não devem ser adiadas. Muitos acidentes em obras e prédios são evitados com a vistoria de engenheiros ou profissionais adequados. Os desastres em imóveis podem atingir proporções enormes e irrecuperáveis, como a vida e bens afetivos.

O uso de materiais inadequados e a gambiarra além de não solucionar os problemas, é uma verdadeira bomba-relógio na propriedade.

O laudo de vistoria aponta com exatidão as falhas da construção, os defeitos que surgiram com o tempo e quais providências devem ser tomadas para garantir a segurança.

O ditado já diz: é melhor prevenir do que remediar

2. Proteção diante de responsabilidades judiciais

O laudo técnico de vistoria protege as relações jurídicas entre síndicos, proprietários e locatários, pois é um documento com fotos e detalhes da edificação.

Além da perda material, os responsáveis pelo imóvel poderão responder perante a justiça cível, criminal e trabalhista pelos danos causados, se ocorrer imprevistos.

Ou seja, é possível utilizar o laudo técnico como prova, para demonstrar o estado em que o prédio se encontrava ao ser alugado, comprado ou vendido. Esta avaliação afasta infinitas discussões e prejuízos.

 

3. Garantir credibilidade nas relações de contrato

A verificação dos engenheiros sobre as condições necessárias da estrutura e habitação confere credibilidade nos negócios. Há erros ocultos que diminuem o valor do bem ou até mesmo o torna impróprio para o uso.

Dispensar uma análise técnica leva à desvalorização do imóvel. A falta de manutenção e reparo adequado agrava ainda mais o dano. E consequentemente, ocorre a diminuição de contratos.

O laudo de vistoria transmite a confiança de que aquele imóvel está dentro dos padrões de segurança.

Conclusão

Nesse artigo você conheceu o conceito, os motivos e a importância sobre a realização do laudo técnico de vistoria.

A falta de prevenção ou a demora no reparo prejudica ainda mais a estrutura da edificação e leva a grandes riscos. Sem contar a desvalorização do imóvel e falta de credibilidade dos serviços prestados pelos síndicos.

Proteja o seu negócio e as suas relações de trabalho. Não abra mão da vistoria técnica feita com empresa qualificada.

A Engenharia FW possui profissionais habilitados, com experiência no mercado e que realmente estão empenhados em te oferecer o melhor serviço.

Entre em contato com a Engenharia FW e consulte um especialista.

Post anterior
Falhas na impermeabilização de piscinas?
Menu