Recuperação Estrutural de Reservatórios

Recuperação Estrutural de Reservatórios

Confira as vantagens de investir na manutenção de caixas d’água, evite vazamentos e prejuízos

A manutenção de caixas d’água é uma parte indispensável para o bom funcionamento do condomínio. Ainda mais diante do problema crônico na crise de abastecimento de água.

Quais são os riscos de uma caixa d’água não impermeabilizada ou sem manutenção? Rachaduras, vazamentos, desgaste do concreto, corrosão da armadura, má qualidade da água e até mesmo o perigo de rompimento, podendo danificar a estrutura do prédio.

Por isso, foi preparado para você neste artigo um guia prático sobre a importância da impermeabilização, reforma e manutenção de caixas d’água. Confira um resumo do laudo técnico de acompanhamento de obra elaborado pela Engenharia FW.

Detalhes do Serviço

Manutenção de caixas d’água: confira o processo de impermeabilização

A impermeabilização de caixas d’água evita o aparecimento de rachaduras, infiltrações, vazamentos e danos ao concreto armado. Consequentemente, impede o desperdício de fluídos e gastos extras na conta de água.

Neste relatório técnico de acompanhamento de obra foi documentado sobre a reforma e impermeabilização em duas caixas d’água na cobertura de um condomínio em São Paulo.

Verifique o procedimento de impermeabilização através das imagens abaixo.

Neste caso, foi utilizada a técnica de hidrojateamento no interior da caixa d’água para remover completamente resquícios da impermeabilização antiga.

O hidrojateamento é um processo que utiliza lavadora com jato d’água em alta pressão, retirando as impurezas da superfície que será impermeabilizada.

Porém, atenção! Para limpezas habituais de reservatórios a pressão da água deve ser regulada para não causar danos à impermeabilização.

Não é suficiente apenas aplicar o impermeabilizante na caixa d’água. Antes disso a superfície precisa ser tratada, higienizada, se for necessário, reparar trincas e rachaduras.

Toda a camada antiga da impermeabilização deve ser removida para não interferir na aderência e durabilidade da nova aplicação. Repare a diferença entre as duas fotos seguintes, mostrando o início e o final da remoção de impermeabilizante anterior.

Após a remoção completa da impermeabilização existente e impurezas, foi aplicado impermeabilizante com base cimentícia no piso e paredes.

A impermeabilização é fundamental para que a estrutura da caixa d’água esteja preparada para suportar a umidade e evitar os escapes de água.

Devido às condições climáticas na cobertura do prédio, uma porção de água do reservatório poderá sofrer evaporação. Por isso, as gotículas podem ficar no teto, na parte de dentro da caixa d’água.

A falta de impermeabilização adequada no reservatório deixará o concreto desgastado e a armadura (aço) ficará exposta. As consequências serão: dano à estrutura, a ferragem sofrerá oxidação e a ferrugem ficará em contato com a água potável.

O concreto armado é um material que utiliza barras de aço em seu interior, com o objetivo de suportar o peso e dar estabilidade à edificação.

Se houver infiltrações, o revestimento de concreto ficará deteriorado, as armaduras estarão desprotegidas, iniciando um processo corrosivo dentro da caixa d’água. Estas falhas colocam em risco a estrutura da edificação, além de contaminar a água.

Devido à oxidação, a superfície danificada precisa receber um tratamento. A aplicação de produtos irá retirar a ferrugem e proteger a armadura contra a continuação do processo de corrosão.

É preciso proteger a armadura para evitar que o aço fique muito comprometido e tenha que ser substituído.

O reservatório de água é uma parte que atinge todo o condomínio, mas nem sempre recebe a devida atenção. No entanto, a falta de cuidados com a caixa d’água provoca enormes transtornos à estrutura e segurança da edificação.

Além disso, a manutenção garante a qualidade da água, que estará armazenada em um reservatório preservado e longe de impurezas.

Porém, não basta apenas impermeabilizar o reservatório de água. É necessário que o profissional habilitado faça a inspeção técnica, para que assim, as áreas danificadas sejam tratadas e recuperadas.

Não tente consertar as falhas de um imóvel se você não tem qualificação adequada. A Engenharia FW possui profissionais atualizados e com experiência em diversas áreas da construção civil.

Entre em contato agora mesmo com a Engenharia FW e consulte um especialista.

Próximo post
5 Erros de Gestão do Síndico
Menu