5 Erros de Gestão do Síndico

Saiba quais são os 5 erros de gestão do síndico causados pela falta de contratação de inspeção predial

O objetivo da inspeção predial é a avaliação das condições do edifício, verificando as circunstâncias de uso, a segurança da estrutura e a existência de possíveis falhas.

Confira neste artigo a análise real de um laudo técnico de avaliação realizado pela Engenharia FW, em um edifício no estado de São Paulo. Foram verificadas as áreas do subsolo (garagem) e térreo, apontando a existência de falhas estruturais no condomínio.

Por que fazer inspeção predial? Porque o laudo é uma ferramenta de gestão!

Entenda que a inspeção é um check-up das condições do condomínio ou imóvel. Este diagnóstico poderá apontar a existência de patologias, ou seja, quais problemas foram encontrados no prédio.

Caso os responsáveis e administradores continuem ignorando os danos do local, o edifício ficará cada vez mais “doente”, deteriorado, correndo o risco de entrar em colapso e desabar.

A partir da inspeção será produzido um laudo, que somente pode ser realizado por profissionais habilitados, contendo recomendações técnicas sobre o imóvel.

Caso real: laudo técnico de avaliação realizado pela Engenharia FW

Durante a vistoria foram encontradas diversas vigas e pilares com trincas e deteriorados. O desplacamento, isto é, o desprendimento do revestimento deixou a armadura exposta, o que levou à corrosão.

Isto aconteceu porque parte do piso cerâmico no térreo havia se soltado e sido removido, causando uma infiltração no subsolo. Assim, ficou comprometida toda a estrutura como lajes, vigas e pilares de concreto na garagem.

Foi necessário realizar uma investigação através de demolição parcial controlada, a fim de verificar o nível de agressividade dos danos. Para isto, foi feito um escoramento em laje utilizando estruturas metálicas para suportar a carga.

Os problemas encontrados na inspeção e avaliação foram de grau elevado, pois os danos atingiram elementos estruturais (vigas e pilares). As falhas deveriam ser corrigidas imediatamente para evitar o agravamento das irregularidades.

Em outras palavras, se os danos não fossem consertados no tempo adequado, um grave acidente poderia colocar em risco não apenas a estrutura do prédio, como a segurança dos moradores.

Determinados lugares, mais expostos aos gases nocivos, umidade ou maresia, precisam de cuidados extras para prolongar a vida útil da edificação. Veja que o condomínio ainda tentou fazer um reparo nas trincas, mas o defeito não foi solucionado.

 

A inspeção predial é determinante no planejamento da gestão condominial

A falta de planejamento e metas pode colocar em risco todo o trabalho de gestão condominial. E uma das primeiras atitudes do síndico para ter um plano eficaz é fazer a contratação de uma inspeção predial com empresa ou profissionais habilitados.

O diagnóstico das condições do prédio deve ser encarado como um hábito. Ou seja, a inspeção predial precisa constar dentro do planejamento e orçamento para ser realizada com periodicidade. Esta conscientização irá evitar o aparecimento de muitos danos no imóvel.

Antes de fazer a manutenção é necessária a inspeção predial

A inspeção predial e as orientações do laudo irão apontar qual melhor caminho o condomínio deve seguir. A manutenção não deve ser vista como gasto, é investimento.

O laudo técnico irá indicar o que é prioridade e deve ser “remediado” antes de se tornar um mal crônico. Assim, os recursos do condomínio podem ser direcionados de maneira mais adequada. Manutenção em dia é sinal de organização financeira e redução de custos.

O laudo de inspeção predial auxilia nas transações comerciais

A perda de mercado, diminuição do valor econômico e histórico da propriedade pode ser evitada com a realização da vistoria.

O laudo técnico de avalição é uma garantia das reais condições do imóvel nas transações de compra e venda de imóveis e locação. Os proprietários preparados, com laudo e manutenção em dia, estão à frente de seus concorrentes e fecham melhores negócios.

O prêmio do seguro pode ser reduzido com o laudo de inspeção predial

Primeiramente é necessário esclarecer que prêmio é a prestação paga à seguradora por quem contratou o seguro. Avaliar o estado de manutenção e conservação do imóvel pode evitar o cálculo errado no valor a ser pago pelo seguro.

A ausência do laudo de inspeção predial também pode impedir o pagamento da indenização ao segurado, em caso de acidente.

Conclusão

A ausência de vistoria técnica e periódica terá como consequências outros erros na gestão do síndico, a começar pela falta de planejamento e manutenção.

Além dos gastos extras e perdas financeiras que poderiam ter sido evitadas, se a estrutura do prédio tivesse sido avaliada adequadamente. Sem contar com as possíveis responsabilidades na esfera jurídica.

Não perca seu tempo e dinheiro tentando resolver os problemas do seu imóvel ou condomínio por conta própria.  A Engenharia FW possui profissionais qualificados para te atender.

Entre em contato com a Engenharia FW, consulte um especialista e invista na sua segurança.

Post anterior
Recuperação Estrutural de Reservatórios
Próximo post
Falhas na impermeabilização de piscinas?
Menu