Tem por objetivo a reconstituição das características originais da estrutura, com a utilização de diferentes técnicas para o tratamento do concreto, fundações e infraestruturas.
Esse serviço visa principalmente o aumento da capacidade das cargas que são submetidas à estrutura original.
Utilizamos diferentes técnicas para o tratamento do concreto, fundações e infraestruturas, para a reconstituição das características originais da estrutura através da:
- Recuperação estrutural
- Reforço estrutural
Depois de analisar e identificar a causa da patologia deve ser escolhido o tipo de tratamento que será aplicado. Isso depende, em primeiro lugar, da anomalia detectada.
O processo para recuperação estrutural de uma estrutura com corrosão, por exemplo, não é o mesmo do utilizado em locais com fissuras provocadas por deficiências de armadura.
Da mesma maneira, elementos de concreto armado atacados por sulfetos não podem receber o mesmo tratamento de um concreto que apenas possui deficiência de vibração, adensamento ou lançamento de altura elevada.
Também é importante definir se a estrutura passará por recuperação estrutural, reforço estrutural, ou por ambos os processos.
A diferença é que por recuperação estrutural entende-se o retorno da integridade das peças estruturais incluindo a vida útil inicial.
Já o reforço estrutural pressupõe a perda da resistência residual, ou seja, a estrutura não atende mais às solicitações de projeto.
Assim, nem sempre o reforço estrutural é recomendado para elementos em estágio avançado de degeneração onde a recuperação é importante, por exemplo.
No caso da recuperação estrutural, a solução é a recomposição da geometria das peças antecedida do tratamento do substrato de concreto deteriorado e das armaduras.
Como geralmente o problema é a oxidação das armaduras, é necessária a aplicação de inibidores, que diminuem a velocidade das reações de corrosão.
A recomposição é feita de acordo com a necessidade, com argamassas pré-dosadas, tixotrópicas e/ou concretos aditivados.